quarta-feira, 28 de junho de 2017

Negociação e Administração de Conflitos - Dinâmica "Fruta Gabi"

Roteiro: Instruções para a Representação da Zanex
Roteiro: Instruções para a Representação da Lizol

Esta dinâmica tem como objetivo o consenso entre as partes envolvidas na negociação, neste caso, os representantes das empresas de produtos farmacêuticos: Lizol e Zanex.

O objeto da negociação é a fruta Gabi, uma fruta extremamente rara e exótica, encontrada apenas na floresta amazônica. Hoje a fruta é uma iguaria caríssima, vendida principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Devido ao EI Nino, apenas uma quantidade de frutas Gabi (aproximadamente 4.000) está disponível na safra atual.

O instrutor deverá dividir os participantes “preferencialmente” em duplas, sendo que cada dupla representará uma das organizações (Lizol ou Zanex).

O instrutor deverá entregar a cada dupla um roteiro (instrução específica), o qual contém informações sobre a sua empresa e detalhes a respeito da negociação.

Durante a atividade os representantes de cada empresa não poderão trocar os seus roteiros. Toda negociação deverá ser feita com base no diálogo entre as partes.

O tempo de negociação entre os representantes deverá ser de 10 até 15 minutos.

O intuito é que com base nas técnicas de negociação, as duplas consigam chegar a um acordo, visto que as empresas precisavam de partes diferentes da fruta Gabi (A Lizol precisa da casca e a Zanex precisa do suco da fruta [1];[2]).

[1] O instrutor deverá omitir estas informações durante a sua orientação.

[2] Estas informações constam nos roteiros. Elas deverão ser descobertas e tratadas pelos representantes durante a negociação.